CFAD 

 

Quem Somos

Somos uma Instituição Particular de Solidariedade Social – CFAD – Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento – que se assume como proativa, sistémica e atenta aos problemas sociais que afetam a sociedade em mudança, pelo que fomos diversificando a nossa ação mediante as problemáticas emergentes na cidade e no concelho da Guarda.

 

 

Missão

A nossa missão é prestar apoio às famílias e a grupos desfavorecidos através da formação escolar e profissional, bem como da implementação de respostas sociais dirigidas à comunidade em geral, crianças e jovens, população adulta e idosos.

 

 

Objetivo

O objetivo primeiro da Instituição é a formação integral, social, cultural e emocionalmente do Ser Humano, pelo desenvolvimento, pela promoção da saúde e pela ação social, na qualificação e no ensino profissional.

 

Ações / Atividades 

Para atingir o objetivo primeiro, o CFAD propôs-se implementar e manter atividades e projetos para as diferentes faixas etárias e condições sociais.

Para as crianças criou o ATL, a Ludoteca e o Cantinho das Terapias.

Para os mais idosos foi implementando o Apoio ao Domicílio, um Centro de Dia e uma Estrutura Residencial.

Para os jovens e adultos criou o Centro de RVCC – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências que, mais tarde, evoluiu para “Centro de Novas Oportunidades”, “Centro para a Qualificação e Ensino Profissional” e, desde 2017, para “Centro Qualifica”.

Desde 2009 tem a funcionar o “Núcleo de Apoio à Vítima de Violência Doméstica”.

Em 2012 aderiu ao Programa de Emergência Alimentar, através da cantina social, onde são servidas, atualmente, cerca de 30 refeições diárias.

Em 2014 implementou um Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, no âmbito da Rede Local de Intervenção Social (RLIS).

Desde 2014 que desenvolve os Projetos “Agir para Prevenir” e “(+) Igualdade (–) Violência”.

Atualmente, o nosso Departamento de Formação desenvolve Ações de Formação Modular destinadas a Desempregados de Longa Duração.

Por entendermos que a formação do Ser Humano também passa pela dimensão cultural, informativa e lúdica, o CFAD dinamizou a Rádio Sátão, dando-lhe a designação de “Rádio Alive FM”.

 

 

Membros da Direção

Virgílio Mendes Ardérius   | Presidente da Direção 

Maria de Fátima Carvalho Ardérius Alves Pinto  | Secretária  

Maria do Rosário Alves Reduto | Tesoureira

 

Convocatória da Assembleia Geral

 

Informação Financeira 

 

 

 

 

                

                                                                                          

 

CFAD - Centro de Formação Assistência e Desenvolvimento - Rua Soeiro Viegas, Nº2 - 6300-758 Guarda - Telf. 271 214 166 - E-mail: cfad.geral@cfad.pt - Serviços Internet: Dom Digital, Lda